A utilização de metodologias ativas como (inov)ação na Educação Corporativa
por José Lucas Paiva
Coordenador de Educação Corporativa do Senac Carreiras
O novo cenário da aprendizagem corporativa
Você já prestou atenção em como a educação corporativa tem evoluído rapidamente nos últimos anos? Provavelmente você já ouviu falar sobre metodologias ativas, mas afinal, como essas abordagens estão transformando a maneira como as empresas preparam seus colaboradores? Essas metodologias deixaram de ser uma tendência distante para se tornarem realidade essencial nas organizações contemporâneas. O motivo é simples: metodologias ativas colocam o colaborador no centro do ensino-aprendizagem, incentivando uma participação dinâmica que potencializa significativamente a aprendizagem e os resultados.
Benefícios comprovados pelas pesquisas
Em um estudo recente, publicado pela Universidade de Stanford em 2021, foi possível confirmar que as metodologias ativas aumentam significativamente o engajamento dos participantes. Além disso, essas práticas estimulam o desenvolvimento de competências fundamentais para o ambiente corporativo, como pensamento crítico e criativo, flexibilidade e agilidade. Essas habilidades, destacadas como essenciais pelo Fórum Econômico Mundial no relatório “Future of Jobs” (2025), são cruciais para destacar profissionais excepcionais em um mercado cada vez mais competitivo.
Como aplicar metodologias ativas em sua empresa ou organização
Mas como implementar essas estratégias na prática dentro da sua organização? Pense em treinamentos tradicionais, onde os colaboradores costumam apenas assistir passivamente às palestras. Agora imagine transformar essa experiência em algo inovador: equipes resolvendo desafios reais da empresa, criando soluções em conjunto ou utilizando tecnologias digitais que tornam o aprendizado interativo e dinâmico. Segundo um artigo do Journal of Educational Psychology (2022), integrar tecnologias digitais à aprendizagem ativa gera melhorias consideráveis tanto no desempenho quanto na motivação das equipes.
Outro exemplo inspirador vem da pesquisa da educadora Cristina Martins, apresentada em sua tese de doutorado (2020). Ela evidenciou que práticas pedagógicas alinhadas à cultura digital contemporânea têm impacto direto na motivação e no desempenho dos estudantes. No contexto corporativo, isso significa equipes mais comprometidas e prontas para enfrentar desafios reais do mercado, trazendo resultados mais impactantes.
Uma escolha estratégica e necessária
É fundamental compreender que a educação corporativa precisa acompanhar as rápidas mudanças tecnológicas e culturais. Adotar metodologias ativas não é apenas inovador, é estratégico. Ao promover uma aprendizagem mais autônoma, engajada e alinhada à realidade prática, as empresas elevam substancialmente sua competitividade e desempenho.
Agora é com você: sua empresa está pronta para abraçar essa inovação educacional? Experimente aplicar metodologias ativas e veja como seu time pode transformar conhecimento em ação concreta, gerando resultados surpreendentes.
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Referências
YANIER, Nesra; HUDSON, Scott E.; KOEDINGER, Kenneth R. Active learning: “Hands-on” meets “minds-on”. AAA Lab / Stanford, 2021. Disponível em: https://aaalab.stanford.edu/assets/papers/2021/active-learning_hands-on-meets-minds-on.pdf. Acesso em: 8 out. 2025.
MARTINS, Cristina. Práticas pedagógicas remixadas: possibilidades de estratégias docentes alinhadas a tendências emergentes da cultura digital. 2020. 247 f. Tese (Doutorado em Educação) – Escola de Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020.
WORLD ECONOMIC FORUM. The Future of Jobs Report 2025. Genebra: World Economic Forum, jan. 2025. Disponível em: https://reports.weforum.org/docs/WEF_Future_of_Jobs_Report_2025.pdf. Acesso em: 8 out. 2025.